Danilo Blanco leva a marchetaria ao centro da cena contemporânea na Pinacoteca Benedicto Calixto em Santos
2 mins read

Danilo Blanco leva a marchetaria ao centro da cena contemporânea na Pinacoteca Benedicto Calixto em Santos

A marchetaria, técnica milenar que consiste no encaixe preciso de fragmentos de madeira e outros materiais para compor imagens e padrões, ganha uma nova leitura no trabalho de Danilo Blanco. Reconhecido por resgatar e reinventar esse ofício artesanal, Blanco projeta a técnica para o século XXI, dialogando com o design, a arte contemporânea e a sustentabilidade.

Até o dia 9 de novembro, a Pinacoteca Benedicto Calixto em Santos – SP apresenta a exposição “Danilo Blanco e a fina poesia da matéria”, que reúne obras autorais capazes de transformar o olhar do público sobre a marchetaria. Sob a curadoria de Carlos Zibel e Antonio Carlos Cavalcanti Filho, a mostra revela desde composições com madeiras nobres até experimentações com ossos, plásticos e papéis reaproveitados.

O nome de Danilo Blanco é hoje um dos mais importantes quando se fala em marchetaria no Brasil. Sua produção, marcada pela precisão técnica e liberdade estética, tem expandido os limites da tradição, projetando-o como artista de referência no campo. Além de seu trabalho individual, ele desenvolve projetos coletivos e sociais que aproximam o fazer manual de comunidades, escolas e espaços culturais, reafirmando a relevância dessa prática no mundo atual.

Na exposição, o público encontrará peças que transitam entre mobiliário, escultura e instalação, bem como obras interativas – como um dominó gigante – que estimulam a experiência tátil. Mais do que um exercício estético, trata-se de uma reflexão sobre o valor do trabalho artesanal em um cenário de produção em larga escala e sobre como o ofício pode se reinventar em tempos de economia criativa.

A mostra integra o programa Arte na Pinacoteca, uma realização do Ministério da Cultura com patrocínio de Ecovias Imigrantes, Instituto Rumo, Rumo, Brasil Terminal Portuário (BTP), MSC, MEDLOG e G. PIEROTTI, iniciativa da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, sob direção de Leila Gazzaneo e produção de Fábio Luiz Salgado.

Serviço:  Exposição “Danilo Blanco e a fina poesia da matéria”

Pinacoteca Benedicto Calixto – Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão, Santos – SP

Até 09 de novembro de 2025

Terça a domingo, das 9h às 18h

Entrada gratuita

Mais informações: (13) 3288-2260 | WhatsApp: (13) 9 9734-6364

www.pinacotecabenedictocalixto.org.br  | 📲 @pinacotecabenedictocalixto

 

Vanessa Giannellini - VGCOM - SP
(11) 9 65794254
[email protected]
@vgcombr